Conferência de Todos os Partidos Cristãos do Paquistão inicia Movimento contra a Lei da Blasfêmia


ISLAMABAD, 18 de outubro de 2009 (PCP) – O Congresso Cristão do Paquistão (CCP) convidou líderes e organizações que estão lutando para eliminar as “leis contra a blasfêmia” no Paquistão a participar na Conferência de Todos os Partidos Cristãos, no dia 25 de outubro de 2009 no Rawalpindi Press Club em Rawalpindi. Os convites foram enviados para os parlamentares cristãos que elevaram suas vozes no Parlamento para repelir as “leis contra a blasfêmia”. O Partido dos Povos Paquistaneses (Pakistan Peoples Party – PPP) e a Liga Muçulmana Paquistanesa Nawaz (Pakistan Muslim League Nawaz – PML) não foram convidados. Foi o ex-presidente general Zia-ul-Haq que elaborou as Leis Hadood (Hadood Ordinance) que introduziu a Lei da Blasfêmia no Paquistão em 1973. Porém, foi durante a legislatura dos partidos PPP e do PML que foram aprovados e incluídos os artigos 295B e 295C no Código Penal do Paquistão. A blasfêmia tornou-se então crime punido com pena de morte e começou a ser utilizado contra cristãos por motivos de fé e mesmo para acertos de contas de negócios e disputas pessoais. A lei da blasfêmia também está sendo utilizada no Paquistão para profanar Bíblias e queimar igrejas.

Email para um amigo ou divulgue no Facebook | Digg | Del.icio.us | Stumbleupon | Reddit | Blinklist | Twitter | Technorati | Yahoo Buzz | Newsvine

Utilizando acusações de blasfêmia, os muçulmanos radicais destruíram centenas de casas e assassinaram dezenas de cristãos em 2009, com crianças, mulheres e velhos queimados vivos. O governo federal do Paquistão e o governo da província do Punjab falharam em garantir a vida e propriedade dos cristãos e em adotar as medidas necessárias para parar a violência. O Ministro Federal das Minorias, Shahbaz Bhatti, que dizia lutar para eliminar a lei contra a blasfêmia, mudou de discurso depois de ser eleito pelo PPP e passou a garantir que apenas revisaria a lei, mas não está lutando para obter apoio de outros funcionários do governo nem para essa “revisão”.

A reunião convocada pelo Ministro Federal para as Religiões em 12 de outubro de 2009 em Islamabad, não chegou a resultado algum sobre a revisão das leis contra a blasfêmia, porque não preparou nenhum modelo ou rascunho de revisão das leis contra a blasfêmia para que pudesse ser discutido durante a reunião e a sessão foi adiada para janeiro de 2010. O presidente do Congresso Cristão do Paquistão, que tenta proteger os 15 milhões de cristãos daquele país, disse que “o governo não é sincero sobre a revogação das leis contra a blasfêmia e não tem nenhum cronograma para oferecer segurança de vida e propriedade para os cristãos no Paquistão”.

“Os oficiais de polícia da cidade de Gojra c0ntinuam ameaçando as vítimas cristãs da violência muçulmana, acusando-as de blasfêmia para tentar chegar num acordo para retirar as acusações contra os atacantes islâmicos. Isso está criando graves preocupações entre os cristãos no Paquistão”, disse Nazir Bhatti, presidente do CCP. “Eu peço ao governo federal do Paquistão e ao governo da província do Punjab para que forneçam segurança adequada no local da Conferência de Todos os Partidos Cristãos no dia 25 de outubro de 2009 em Rawalpindi, bem como a segurança dos participantes” continuou Bhatti.

A sessão de Karachi da Conferência de Todos os Partidos Cristãos foi adiada depois de ameaças de militantes islâmicos aos líderes do CCP. Também houve uma passeata de protesto em 10 de outubro de 2009 organizada por um partido religioso islâmico, pedindo que acusações criminais sejam registradas contra os cristãos por tentar revogar as leis da blasfêmia. A reunião em Lahore também foi adiada tendo em vista a situação de insegurança e a recusa de permissão pelas autoridades locais.

Não desistiremos! Os representantes de todo o Paquistão devem se reunir agora em Rawalpindi no dia 25 de outubro de 2009 para discutir o cronograma de ações para um movimento organizado pacífico para pressionar o governo a revogar as leis contra a blasfêmia.

Email para um amigo ou divulgue no Facebook | Digg | Del.icio.us | Stumbleupon | Reddit | Blinklist | Twitter | Technorati | Yahoo Buzz | Newsvine

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: