Orar em Casa é Crime no Egito


proibido orar em casa, em países muçulmanos

proibido orar em casa, em países muçulmanos


DEIR SAMALOUT, Egito, 24 de outubro de 2009 (AINA) por Mary Abdelmassih – No dia 24 de outubro de 2009 a Polícia de Segurança do Estado egípcia prendeu um cristão copta na vila de Deir Samalout, província de Minia, por orar na sua casa “sem autorização”.

Envie por email para seu amigo e divulgue no Facebook | Digg | Del.icio.us | Stumbleupon | Reddit | Blinklist | Twitter | Technorati | Yahoo Buzz | Newsvine

Ele foi mantido na prisão por dois dias antes de ser libertado “por motivos humanitários”. O cristão Maurice Salama Sharkawy, 37 anos, tinha convidado o pastor Elia Shafik para conduzir o sacramento de “Unção do Doente” para seu pai que havia sofrido um enfarte. A polícia invadiu sua casa enquanto que as orações para que Deus protegesse a vida do pai de Maurice estavam sendo feitas, algemou Maurice e o levou para a delegacia de polícia para ser interrogado.

As autoridades o acusaram de promover “ritos religiosos sem autoraização prévia” e “causar sectarismo” por que ele havia chamado o padre. Alguns de seus primos que vivem na mesma casa e que estavam presentes às orações para salvar a vida do pai de Maurice também foram presos. A polícia deixou Maurice sob a guarda de três policiais.

Numa entrevista com o sr. Wafih Yacoub da Associação Cristã do Oriente Médio (MECA), o sr. Maurice Salama Sharkawy disse que a Polícia de Segurança do Estado lhe disse que ele devia primeiro pedir uma autorização antes de promover ritos religiosos. Ele também foi prevenido pela polícia de que existem 12 casas de muçulmanos na vila e que os ritos cristãos poderiam causar violência da parte dos muçulmanos.

O filho do prefeito da vila registrou uma queixa contra Maurice, acusando-o de converter sua casa num lugar de culto cristão sem antes obter uma licença do governo. O boletim de ocorrência da polícia declara que o acusado Maurice havia convocado essa reunião para orações pelo seu pai doente, o que causou a raiva de alguns vizinhos muçulmanos que reclamaram ao prefeito da vila. A vila de Deir Samalout não tem igreja, a mais próxima fica na vila de Tayeba a mais de sete quilômetros de distância.

Mohammed Khalaf Allah, prefeito da vila, disse ao jornal “al-Sherouk” que Maurice costumava convidar cristãos para sua casa e que ele havia pedido mais de uma vez para que Maurice fosse orar na igreja da vila mais próxima. “Mas ele alegou que não podia ir à igreja por que seu pai tinha sofrido um enfarte e que os padres vinham visitá-lo para assuntos normais, o que é comum entre os cristãos”. O prefeito também disse: “Os moradores vizinhos me confirmaram mais de uma vez que escutaram o som de orações vindo da casa de Maurice e que ele se recusava a ir na igreja e havia decidido orar na sua própria casa, junto com alguns outros cristãos da vila”.

Comentando sobre este último incidente, o reverendo Moses Raphael da diocese cristã copta de Samalout, disse que a prisão de cristãos na vila por motivo de orações em casa é muito frequente. “Isso não é surpresa para mim, se tornou muito comum na região de Minya que os cristãos sejam presos para evitar que orem para Deus”.

Dada a onda de repressão das autoridades do governo egípcio contra as orações fora das igrejas permitidas, o sr. Youssef Sidhom, editor-chefe do jornal cristão copta “Watani”, culpa o governo porque não quer criar um alei unificada para todas as religiões estabelecendo regras para construção de locais de oração. Isso poria fim a essas agressões contra os cristãos. “As autoridades fingem que não veem que a polícia está prendendo cristãos contra a Constituição do Egito, que dá o direito de igualdade e liberdade de religião”, disse ele. “A polícia aterroriza os crentes que ousam orar fora de uma igreja autorizada. Trata-os como criminosos. Mesmo sabendo que a raiz do problema está na relutância das autoridades em dar permissão para a construção de novas igrejas ou mesmo reformar as igrejas antigas.”

Envie por email para seu amigo e divulgue no FacebookDiggDel.icio.usStumbleuponReddit |BlinklistTwitterTechnoratiYahoo BuzzNewsvine

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: