Culto Sem Precedentes no Vietnam


HO CHI MINH CITY, 14 de dezembro de 2009 (CDN) – na noite de sexta-feira 11 de dezembro de 2009 aconteceu um fato histórico no Vietnã comunista. Um popular website cristão do Vietnã e outras fontes de informação indicam que mais de 8.000 pessoas responderam ao chamado de Cristo, se convertendo á fé cristã.

Envie por email para seu amigo e divulgue no seu Facebook | Digg | Del.icio.us | Stumbleupon | Reddit | Blinklist | Twitter | Technorati | Yahoo Buzz | Newsvine

Durante os últimos dois anos, as autoridades vietnamitas causaram surpresa ao autorizar as igrejas domésticas cristãs da cidade de Ho Chi Minh que mantenham encontros públicos e em 2008 mais de 10.000 pessoas participaram de um desses encontros no Estádio de Tao Dan.

Em 2009, líderes de igreja contataram o governo comunista em outubro e pediram autorização para utilizar um estádio esportivo com 30.000 lugares, a permissão foi recusada. As autoridades ofereceram em troca uma instalação esportiva com capacidade para apenas 3.000 pessoas e ainda mais localizada a 13 quilômetros fora da cidade.

Isso era inaceitável para os organizadores. Eles pressionaram por outro estádio dentro da cidade, com capacidade para 15.000 pessoas e as autoridades lhes prometeram verbalmente que receberiam a permissão de uso.

A promessa verbal não se traduziu em permissão escrita, que é fundamental no país – os líderes da igreja dizem que tais promessas verbais são vazias até que “tenhamos uma autorização por escrito em nossa mãos”. Os líderes, com muita fé em Deus, decidiram convidar pessoas de todos os cantos do Vietnã para participar no evento cristão, e pouco depois as autoridades comunistas do Vietnã negaram permissão também para o estádio de 15.000 pessoas.

Buscando por alternativas, e liderados pelo pastor Ho Tan Khoa que é presidente de uma grande federação de organizações cristãs, os organizadores encontraram um grande campo aberto no bairro de Go Vap.

Quando faltavam apenas 5 dias para o evento e as autoridades comunistas ainda não haviam dado a permissão para o evento naquele campo aberto, vários líderes cristãos acamparam literalmente na frente da prefeitura da cidade d Ho Chi Minh para pressionar por uma decisão.

As autoridades comunistas, que frequentemente trabalham para sabotar a união entre os cristãos, tentaram urgentemente expulsar os líderes cristãos acampados, prometendo concessões futuras no caso em que cancelassem o evento. Mas… os organizadores ficaram firmes. E disseram ao vice-prefeito que a recusa para garantir a permissão a poucos dias do evento traria publicidade negativa no Vietnã e internacionalmente.

Dois dias!

Finalmente, ao encerrar o expediente do dia 9 de dezembro de 2009, a apenas 48 horas do início do evento, as autoridades comunistas deram permissão… mas para apenas 3.000 pessoas! E muitas mais tinham sido convidadas.

Os organizadores cristãos tinham menos que dois dias para transformar um campo vazio em algo que poderia acomodar uma multidão que caberia num estádio. Eles tinham que construir um grande palco, alugar 20.000 cadeiras, instalar o som e luzes e muitos watts de eletricidade para que tudo isso funcionasse sem queimar aparelhos e luzes. Os fornecedores desses equipamentos passaram a cobrar o dobro do preço, porque viram que se tratava de uma entrega urgente!

Os organizadores também alugaram centenas de ônibus para trazer os irmãos cristãos e seus amigos que ainda não eram cristãos, vindos de províncias e regiões próximas à cidade de Ho Chi Minh. Milhares de estudantes faltaram às suas aulas para poder ajudar com as preparações literalmente de último minuto e para estarem presentes ao culto.

A polícia impede mas orações liberam

Logo antes do meio dia de sexta-feira 11 de dezembro de 2009, veio a notícia de que a polícia havia parado os ônibus que transportavam 300 cristãos par ao evento. Os organizadores, com receio de que todos os demais ônibus fossem também parados pela polícia, publicaram num site mundial cristão um pedido de orações para que isso não acontecesse.

Fontes cristãs informaram que as autoridades comunistas do Vietnã não conseguiram parar os ônibus que vinham de outras regiões e à noite, o local do evento se tornou “a maior estação de ônibus do Vietnã”. Às 18 horas, o local já estava lotado com 20.000 pessoas e 2.000 a mais que vieram tiveram que voltar para suas casas, para evitar que as autoridades comunistas impedissem o evento por desobedecer à lotação autorizada.

Nada pode parar a mão do Senhor

Os cristãos descrevera o evento, chamado “Com Todos nossos Corações” em termos superlativos. Para os cristãos de igrejas domésticas, esses grandes eventos são raros e muito especiais e para muitos deles esta foi a primeira vez que viram a força do crescente movimento cristão no Vietnã. Milhares de cristãos se juntaram a um coro com mais de 1.000 cantores que louvavam ao Senhor.

Fontes informam que o orador principal, o pastor Duong Thanh Lam, chefe da rede de igrejas domésticas Assembleias de Deus “pregou abençoado por Deus” e as pessoas responderam ao seu convite de conversão ao cristianismo avançando “como uma grande cachoeira” para a frente do palco. O espaço na frente do palco foi insuficiente, dizem as fontes, muitos outros tiveram que permanecer em suas cadeiras e gritar que queriam receber a Cristo.

Os organizadores e muitos participantes ficaram tomados de grande emoção e gratidão a Deus enquanto o evento se finalizava. As pessoas se abraçavam espontaneamente e gritavam: “Deus, traga o renascimento para todo o Vietnã!”.

Comentários escutados depois do culto: “Além de nossa melhor imaginação” e “Nada pode parar a mão do Senhor”.

O evento coletou mais de 60 milhões de dong (moeda do Vietnã) equivalentes a US$3.280,00 para ajudar crianças necessitadas. As pessoas ficaram surpresas ao ler um artigo sobre o evento publicado na imprensa comunista controlada pelo governo. Normalmente a imprensa trata os cristãos como bandidos mas esse artigo teve um enfoque positivo sobre o cristianismo.

A cidade de Ho Chi Minh onde ocorreu o culto fica no sul do Vietnã. As igrejas domésticas do norte do Vietnã (cidade de Hanói) têm escutado rumores encorajadores que poderão também obter permissão para fazer um evento similar no norte do país, utilizando o ginásio de esportes de My Dinh para celebrar o Natal no dia 20 de dezembro de 2009. Até o momento desta reportagem não se sabia se esse culto no norte em Hanói foi finalmente efetuado.

O culto de sexta-feira 11 de dezembro de 2009 já está na história da fé cristã no Vietnã e foi mostrado ao vivo pelo website cristão vietnamita www.hoithanh.com e visto por milhares de pessoas a mais em todo o Vietnã e por vietnamitas emigrados em todo o mundo. Oremos ao Senhor para que estas bênçãos para nossos irmãos cristãos continuem.

Artigo relacionado

Nova Celebração Histórica no Vietnã

Envie por email para seu amigo e divulgue no seu FacebookDiggDel.icio.usStumbleuponRedditBlinklistTwitterTechnoratiYahoo BuzzNewsvine

Anúncios

Uma resposta

  1. […] comunismo Padre Thadeus Nguyen Van Ly é solto no Vietnã Nova Celebração Histórica no Vietnã Culto Sem Precedentes no Vietnam Ativista Pró-Democracia no Vietnã Solta da […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: