Nova Celebração Histórica no Vietnã


HANÓI, 21 de dezembro de 2009 (CDN) – O maior culto já visto na região norte do país, encoraja as igrejas domésticas do Vietnã. Pela segunda vez em 10 dias, a história cristã protestante foi feita no Vietnã ontem 20 de dezembro de 2009 quando 12.000 pessoas se juntaram para um culto cristão.

Envie por email para seu amigo e divulgue no seu Facebook | Digg | Del.icio.us | Stumbleupon | Reddit | Blinklist | Twitter | Technorati | Yahoo Buzz | Newsvine

A cerimônia, que teve lugar na grande praça em frente à entrada do Estádio Nacional My Dinh, no coração da capital Hanói, teve 10 vezes mais participantes do que qualquer culto cristão anterior na história da região norte do Vietnã.

Conforme informado em outro post no Time de Cristo, no dia 11 de dezembro de 2009 no sul do Vietnã cerca de 20.000 pessoas estiveram presentes numa celebração do Natal na cidade de Ho Chi Minh.

Agora o fato se repete na região norte do Vietnã. O culto, chamado “Louvemos Juntos a Jesus” estava ameaçado de não ocorrer, pois a permissão das autoridades não acontecia. Mas quatro dias antes da data do evento, as autoridades de Hanói e a polícia disse aos organizadores – em palavras que quase significavam uma autorização – que eles “não iriam interferir”.

“Mal podemos avaliar a importância de tal evento nas vidas dos cristãos do norte do Vietnã, que propagam a fé de Cristo em suas igrejas domésticas” disse uma fonte de informação. “ Para muitos, esta é a primeira vez na vida que puderam juntar-se numa multidão com outros cristãos, sentir a força crescente da fé, escutar, ver e participar num culto de alta qualidade e altamente espiritual”.

No dia antes do evento, os cristãos se reuniram perto do estádio para uma oração final e para ajudar nas preparações finais. Testemunhas disseram que a grande praça pública na entrada do estádio estava arrumada com milhares de bancos (não cadeiras) sem encosto, todos de plástico e nas cores nacionais do Vietnã, o vermelho e o azul. Em letras de 3 metros de altura, o nome de JESUS estava pendurado na estrutura externa do estádio.

Os convites tinham sido enviados através das redes de igrejas domésticas mesmo antes que a permissão oficial para o evento acontecesse. Quando os líderes cristãos decidiram avançar alguns dias antes do culto, os cristãos da congregação foram instruídos para enviar convites em massa por SMS (texto celular), levando alguns a pensar que talvez tenha sido o maior volume de convites enviados para um culto cristão no Vietnã.

Cristãos de perto e de longe vieram de ônibus e começaram a encher o local horas antes do culto. Não se desanimaram com a temperatura baixa de 12C e um vento frio. Agasalhados com jaquetas, casacos, suas cabeças abrigadas em lenços, esperaram sem reclamar.

Não foram desapontados. As testemunhas disseram que os fiéis em Cristo apreciaram um programa de música e dança, testemunhos cristãos pessoais seguidos pela palavra de Deus e uma oração longa pelo povo vietnamita como um todo, mesmo aqueles que perseguem os cristãos.

Um coro de 80 cristãos cantou músicas religiosas. Um jovem homem de 30 anos de idade que hoje é pastor de duas igrejas domésticas, disse em seu testemunho pessoal à multidão como um encontro com Jesus provou ser mais forte que seu vício em drogas. Sua estória, simples e humilde, foi a passagem para uma forte oração evangelística do pastor Pham Tuan Nhuong da igreja Palavra da Vida . Então o pastor Pham Dinh Nhan, que veio do sul do país para este culto, ofereceu um convite poderoso para que os presentes aceitassem Cristo e cerca de 2.000 deles foram para a frente do palco afim de serem convertidos.

A parte final do culto foi de intensa oração pelo país, com pastores confessando e orando para que Deus proteja o povo e abençoe a sua terra. Em suas orações, consagraram o Vietnã para Cristo, disseram algumas testemunhas que participaram do culto.

O ponto alto do culto foi a imposição de uma grande cruz cristã sobre o mapa amarelo do Vietnã ao fundo, quando a multidão levantou milhares de mãos e explodiu em louvor ao Senhor Deus, para que conquiste esse país para a fé cristã.

Até bem pouco tempo atrás e isso ainda acontece nas regiões menos desenvolvidas do Vietnã, a perseguição contra os cristãos era fortíssima. Durante os cultos nas residências, era comum que a polícia viesse interromper, prender os cristãos. Ainda hoje, nenhuma dessas igrejas domésticas que promoveram este grande culto em Hanói, não são registradas no governo e portanto técnicamente são ilegais.

“Nenhum desses grupos cristãos aqui está registrado ou reconhecido pelo governo comunista do Vietnã”, disse uma fonte mostrando a multidão na praça em Hanói. “ O que você está vendo são CRISTÃOS ERGUENDO SUAS VOZES!”

Além desse grande culto em Hanói e o outro com 20.000 cristãos em Ho Chi Minh no sul, um outro culto na província de Nam Dinh teve 2.500 pessoas, com cerca de 200 conversões para Cristo. Foi promovido pela Igreja Evangélica do Vietnã (Norte). Na cidade de Tuy Hoa, na costa central do Vietnã, outro culto num teatro para 4.000 pessoas está programado para o dia 26 de dezembro de 2009. Muitos outros cultos cristãos de menor presença mas de grande importância para Cristo, estão programados durante o mês de dezembro de 2009.

Mas a perseguição continua. No dia 15 de dezembro de 2009, um jovem casal na província de Dien Bien, foi ameaçado de morte pela polícia: “A polícia disse que me surrariam até a morte e tomariam todos meus bens, deixando minha esposa viúva e meus filhos órfãos sem ter onde morar”, disse o marido. “Eu tive que assinar um papel renunciando a Deus. Eu assinei, eu precisava, é muito, muito difícil ser um crente em Deus nesta região, pois as autoridades não permitem”.

Vamos então orar em alegria pelos grandes cultos e conversões e também para que a mão de Deus estenda a tolerância para a fé cristã em todas as regiões do Vietnã, mesmo naquelas mais atrasadas.

Artigo relacionado

Culto Sem Precedentes no Vietnam

Envie por email para seu amigo e divulgue no seu FacebookDiggDel.icio.usStumbleuponRedditBlinklistTwitterTechnoratiYahoo BuzzNewsvine

Anúncios

Uma resposta

  1. […] seu livro “Oulanem”: O satanismo no comunismo Padre Thadeus Nguyen Van Ly é solto no Vietnã Nova Celebração Histórica no Vietnã Culto Sem Precedentes no Vietnam Ativista Pró-Democracia no Vietnã Solta da […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: