Irã Prende, Intimida Cristãos no Natal


TEERÃ, 6 de janeiro de 2010 (FCNN) – uma onda de prisões atinge as igrejas domésticas cristãs durante o Natal, deixando pelo menos cinco convertidos cristãos presos em todo o norte do Irã, inclusive uma mãe cuja filha de 10 anos de idade está gravemente doente do fígado e bexiga.

Envie por email para seu amigo e divulgue no seu Facebook | Digg | Del.icio.us | Stumbleupon | Reddit | Blinklist | Twitter | Technorati | Yahoo Buzz | Newsvine

A polícia chegou com mandados de prisão do Tribunal Revolucionário muçulmano da cidade de Mashad e invadiram a casa da cristã Hamideh Najafi na cidade de Mashad no dia 16 de dezembro de 2009. Depois de revistar a casa e confiscar objetos pessoais, incluindo livros e CDs, a polícia a levou para local desconhecido, de acordo com a Farsi Christian News Network ( FCNN).

A FCNN informou que no dia 30 de dezembro de 2009, o Tribunal Revolucionário de Mashad condenou Najafi a três meses de prisão domiciliar e mandou que sua filha, que sofre de uma grave doença do fígado, seja colocada num abrigo para menores. Por causa da seriedade da doença da menina, contudo, ele acabou sendo deixada sob custódia de seus pais – com a condição de que eles renegassem a Cristo e parassem de falar publicamente sobre a fé cristã, informou a FCNN.

Chantagem no tribunal

A cristã Najafi teve recusado seu acesso a um advogado durante o julgamento, de acordo dom a FCNN. Durante o interrogatório, a polícia disse a Najafi para voltar à fé muçulmana e informar o nome de vários evangelizadores cristãos. A FCNN informou que em algumas ocasiões os policiais convocaram o marido da sra. Najafi, vendaram-no e ameaçaram surrar ele na frente de sua esposa se ela não assinasse uma confissão de que ela era “mentalmente e psicologicamente incapaz e perturbada”.

No dia 30 de dezembro de 2009, a audiência no tribunal foi rapidamente armada depois que ela foi forçada a assinar essa confissão, informou a FCNN, e baseado nisso sua filha foi retirada dela. A filha da cristã Najafi sofre de uma severa doença do fígado e bexiga.

Não houve acusações formais contra a cristã Najafi, mas ela continua sendo acusada não oficialmente de ter contatado cristãos estrangeiros de uma rede de televisão, o que o tribunal chamou de “crime político”, de acordo com a FCNN.

O grupo de advocacia Middle East Concern informou que fontes acreditam que as autoridades forçaram a irmã da sra. Najafi a dar queixa contra ela e iniciar essa perseguição. Os policiais que vieram prender a cristã Najafi disseram que só os retratos de Jesus pendurados na parede já seriam motivo suficiente para condená-la no tribunal, informou a FCNN.

Prisões e Intimidação

A CDN confirmou que as autoridades iranianas invadiram duas celebrações de Natal em igrejas domésticas na área de Teerã, nos dias 21 e 29 de dezembro de 2009, prendendo quatro irmãos cristãos. Outros participantes do culto também foram interrogados.

Na cidade de Shiraz, na semana passada pelo menos oito cristãos soltos há um ano atrás foram chamados para novos interrogatórios sobre suas atividades durante 2009. Eles foram todos liberados de pois de algumas horas.

Na cidade de Rasht, o pastor Yousef Nadarkhani ainda continua na prisão depois de ter sido detido no dia 13 de outubro de 2009. Nadarkhani é casado e tem duas crianças com menos de 10 anos de idade.

Uma fonte disse que outro cristão identificado como Shaheen, que estava preso desde 31 de julho de 2009 quando a polícia invadiu um culto promovido por 24 cristãos na cidade de Fashan, norte de Teerã, foi solto em novembro. Ele era o último dos seis crentes presos durante o culto.

Fora as prisões, os cristãos iranianos continuam a sofrer discriminação. Uma fonte disse que um cristão teve recusada a renovação de sua carteira de motorista de caminhão na semana passada. Quando ele perguntou por que, as autoridades lhe disseram que ele era um inimigo do estado. Esse cristão tinha sido preso há três anos atrás por causa da sua fé em Cristo.

Assunto relacionado
Ahmadinejad envia mensagem de paz aos líderes cristãos e reflita a respeito. Oremos para que os líderes iranianos façam o que falam nos seus discursos e permitam a liberdade da fé cristã no Irã, cessem as prisões, chantagens, perseguições contra nossos irmãos cristãos. Oremos para que os líderes brasileiros que se dizem cristãos, que levantem sua voz quando em favor da liberdade cristã no Irã quando as autoridades iranianas são recebidas no Brasil com todas as honras e contratos de comércio são assinados.

Envie por email para seu amigo e divulgue no seu FacebookDiggDel.icio.usStumbleuponRedditBlinklistTwitterTechnoratiYahoo BuzzNewsvine

Anúncios

2 Respostas

  1. […] cristãos sem autorização legal Publicada Lista Anual de Perseguição Cristã da Open Doors Irã Prende, Intimida Cristãos no Natal Igreja Conscientiza sobre […]

  2. […] Wilson Issavi preso no Irã Como vão indo, Mohammed e Gelanie Azbari? A Quinta Ferramenta Irã Prende, Intimida Cristãos no Natal Abbas Amiri e Sakineh Rahnama: reflexão. Como vai indo, Tina Rad? Irã Proíbe Cultos das […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: