Muçulmanos Interrompem Construção de Duas Igrejas na Indonésia


JAKARTA, Indonésia, 25 de Março de 2010 (CDN) – Governo fecha indevidamente uma igreja e multidão de muçulmanos força outro a parar construção. Uma multidão impediu a continuidade da construção da igreja católica Santa Maria Imaculada no jardim Citra, Jakarta Ocidental, no começo deste mês ao mesmo tempo em que oficiais do governo em Yasmin Park, Bogor, Java Ocidental impediram a construção de um templo da Igreja Cristã da Indonésia (GKI).

Em 12 de Março, no mesmo dia em que a GKI lidava com o fechamento de premissas novas por oficiais do governo, manifestantes liderados pelo Fóro Islâmico Unido (FUIB) bloquearam a entrada para o bairro de Jardim Citra, demandando que a construção da igreja católica cessasse lá naquele local. Eles basearam sua demanda sob o pretexto de que o templo não tinha a aprovação de cidadãos locais, mas a igreja tinha permissão oficial e, portanto estava sob construção há várias semanas.

A licença da construção foi publicada de modo transparente.

O Reverendo Peter Kurniawan Subagyo de Santa Maria Imaculada disse que a igreja pertencia ao distrito paroquial de Cengkareng, mas o distrito ficou tão grande (com 20.000 pessoas) que uma paróquia separada ia ser necessária. A igreja tinha encontrado um lote de 8000 km² em Citra Garden.

O requerimento de licença foi processado normalmente, e todas as assinaturas necessárias foram conseguidas, ele disse. O governo provincial de Jakarta aprovou a licença, que foi formalmente publicada na mídia estatal (Diário Oficial) em 18 de Janeiro de 2010.

Pouco após a aprovação da licença, o comitê da igreja começou as obras. A construção estava em progresso quando apenas algumas semanas depois manifestantes muçulmanos começaram a protestar.

O líder da igreja Albertus Suriata disse que a congregação nunca teve problemas com pessoas locais. ”Suspeitamos de gente de fora”, Suriata disse referindo-se à presença de radicais muçulmanos de fora da comunidade.

Ele disse que a igreja tentou resolver os problemas com as manifestações através de vários meios informais.

Ilegalmente Fechada

Em Java Ocidental, a polícia da cidade de Bogor em 12 de Março de 2010 fechou o terreno em obras da Igreja Cristã Indonésia Yasmin Park. Antes o governo de Bogor havia revogado a licença de obra da igreja, alegando que a congregação criava “tensões” com a população local. Está-se numa situação em que basta que se juntem pessoas opostas à liberdade de fé cristã e o governo local de Java Ocidental prefere atender às pressões dessa gente em vez de fazer valer a lei. E pela lei, as obras da igreja tinham autorização para serem feitas.

Fontes dizem que a revogação da licença e o fechamento foram resultados diretos de pressão de organizações muçulmanas na Indonésia, como o Foro de Comunicações Muçulmano da Indonésia (FORKAMI), o Hizbut Tahrir Indonésia, e a Equipe de Advogados Muçulmanos.

As alegações da prefeitura de que as obras da igreja haviam causado “tensão” entre os vizinhos é falsa, ainda relatou uma fonte anônima.

Ayu Augustina, líder do Foro de Comunicações Islâmico da Indonésia em Bogor, foi resoluto em sua oposição. “Nós continuaremos a nos manifestar – vamos até o fim com isso”, ele disse. “A igreja deve ser fechada.”

O porta-voz da GKI, Ujang Sajai, disse que a igreja está tentando arranjar uma reunião entre o Secretário Regional Gunawan e residentes de Yasmin Park que presumivelmente estariam opostos às obras, para tentar localizar a origem desse tipo de comportamento preconceituoso.

Anúncios

3 Respostas

  1. […] enfrentam perseguição FONTE Muçulmanos Interrompem Construção de Duas Igrejas na Indonésia LINK Extremistas muçulmanos na Somália matam líder cristão e incendeiam casa LINK Bangladesh: 500 […]

  2. […] as Liberdades Religiosas mas comunidade cristã triplica Indonésia: Nem Orar da Rua se Pode Mais Muçulmanos Interrompem Construção de Duas Igrejas na Indonésia Cristãos se Recusam a Deixar que Policiais Fechem Igreja na Indonésia Grupos Muçulmanos […]

  3. […] as Liberdades Religiosas mas comunidade cristã triplica Indonésia: Nem Orar da Rua se Pode Mais Muçulmanos Interrompem Construção de Duas Igrejas na Indonésia Cristãos se Recusam a Deixar que Policiais Fechem Igreja na Indonésia Grupos Muçulmanos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: