Reflexão para Líderes Cristãos: Sem limites


Eu conheci duas pessoas que passaram por situações difíceis na vida. Depois de muito sofrimento conseguiram vencer essas dificuldades, causadas por relacionamentos conjugais estressantes e outros problemas com o trabalho e família. Essas duas pessoas buscaram ajuda de psicólogos. O curioso é que ambos os psicólogos recomendaram uma terapia de “libertação” do stress por meio da eliminação dos limites na vida dessas pessoas. Mas o que é a “libertação”?

Basicamente, os dois psicólogos convenceram meus dois conhecidos a fazerem o que lhes dava na cabeça. Isso abrangia desde a rotina do dia a dia até a vida sexual de cada um deles. Uma dessas pessoas vivia me dizendo:

-“Eu me permito tudo”.

Ou seja, essa pessoa fazia o que queria e com isso pensava que estava liberta em sua vida. No meu ponto de vista, era o contrário: essa pessoa era uma escrava. Escrava de seus próprios desejos e vontades. E eu explico melhor para você meu ponto de vista:

Quando queremos ter a liberdade de fazer tudo em nossas vidas, acabamos causando mais frustrações para nós mesmos. Por que ninguém na vida pode conseguir fazer tudo o que deseja. E quando se consegue fazer algo, logo vem a vontade de fazer outra coisa diferente. Por que para aqueles que pensam que não têm limites, algo que foi conquistado já não tem o valor de antes da conquista. E isso é uma busca sem fim que pode acabar se transformando em um vício, do qual as pessoas não conseguem mais sair.

Esses dois conhecidos meus fizeram de tudo sem limitações durante alguns anos, na busca da libertação das dificuldades, do stress. Para os psicólogos, hoje elas são pessoas libertas de todas limitações e portanto felizes. Felizes sem limites. Mas para mim, que os vejo de modo imparcial já que não conheço nenhuma das teorias da psicologia, eu os vejo como pessoas sem rumo e portanto desestruturadas, infelizes e instáveis.

O que é a libertação?

Mas o que é a libertação para um cristão? Liberdade para um cristão não é fazer tudo o que nos dá na cabeça, mas sim fazer o que Deus nos comanda fazer.

Nós cristãos sabemos, que a única libertação é Deus. E fazer o que nos der na cabeça é errado, pois quando agimos sem limites em nossas vidas sempre acabamos por magoar ou ferir pessoas à nossa volta. Para um cristão, a felicidade não está numa vida sem limites na conquista de objetivos materiais mas sim em viver de acordo com a palavra de Deus. E viver de acordo com a palavra de Deus não é algo que nos limite, mas ao contrário nos engrandece. Por que nos aproxima do Pai.

Aqueles que vivem sem limites têm uma vida insatisfatória por que precisam sempre estar conquistando algo de novo. E vivem com falta de foco. Se hoje desejam comprar um carro, amanha quererão comprar um iate, ou joias e roupas ou fazer uma viagem que lhes deu na cabeça ou por que um amigo também a fez.

Se hoje lhes dá prazer gastar dinheiro com um restaurante caro, amanha isso não lhes satisfará mais. Precisam de algo maior e mais caro. Por que pensam não ter limites, então devem fazer isso não por que tenham algum objetivo importante, mas para se “libertar” do stress, segundo os psicólogos.

Os cristãos não desejam provar de tudo ilimitadamente. Nosso objetivo é ter uma vida que nos leve aos braços de Deus quando encerrarmos nossa passagem pela terra. Temos então uma vida focada, nossos atos têm um único alvo: ganhar a vida eterna. E para ganhar a vida eterna, não precisamos fazer de tudo o que vem à nossa cabeça. Precisamos seguir a palavra de Deus e agir de acordo.

Então, seguir a palavra de Deus é o nosso manual para a libertação.

Para esses conhecidos que se orgulham de repetir: “Eu me permito tudo”, eu respondo:

“Eu não me permito tudo, pois quem tudo pode é Deus. E aquele que quis ser Deus hoje está nas trevas. Eu me liberto seguindo a palavra de Deus”.

Deixe um comentário

