Ativista Pró-Democracia no Vietnã Solta da Prisão


HO CHI MINH, Vietnã, 30 de março de 2010 (CDN) – Uma prisioneira cristã protestante que havia exigido por liberdades democráticas no Vietnã foi solta no começo deste mês depois de servir uma sentença de três anos por “fazer propaganda para destruir a República Socialista do Vietnã.”

A sentença da advogada Le Thi Cong Nhan foi reduzida para menos um ano, depois de uma reação internacional à sua prisão. Ela foi solta em 6 de março de 2010. Continua presa por mais outro ano a sua colega, a advogada cristã Nguyen Van Dai.

A advogada cristã Cong Nhan, de 31 anos de idade, também havia apoiado um sindicato que buscava ser independente, o que é proibido naquele país comunista.
Agora servindo uma sentença de prisão domiciliar adicional equivalente a três anos, Cong Nhan disse em uma entrevista franca com a emissora Voz da América e sua transmissão em idioma vietnamita do dia 9 de março de 2010 que não tinha intenção de desistir de sua luta por um Vietnã justo e livre e que aceita que pode haver um preço maior a pagar.

Deus: meu mestre, meu amigo.

Cong Nhan, presa em março de 2007, recebeu nos primeiros dias de sua prisão uma Bíblia de uma delegação de visitantes vinda dos EUA, da Comissão Pela Liberdade Religiosa Internacional – com permissão oficial do ministro de Segurança Pública do Vietnã. Ela teve de lutar constantemente com os policiais da prisão que queriam confiscar sua Bíblia. Enquanto estava presa, ela fez greve de fome duas vezes quando autoridades tomaram sua Bíblia dela.

Ela havia se convertido á fé cristã pouco antes de sua prisão, e disse à rádio Voz da América que enquanto estava na prisão ela conseguiu ler toda a Bíblia. “Na prisão o Senhor virou meu amigo mais próximo, meu mestre, e aquele que dividia minhas dificuldades comigo”, ela disse. “Quando fui solta, recebi muitas palavras de admiração e amor e respeito – fiquei algo preocupada com isso, pois não me considerava que as merecesse. Acredito que devo viver uma vida ainda melhor e mais valorosa por Cristo.”
“Como resultado direto de minha experiência na prisão, estou mais do que convencida de que o caminha que escolhi é o certo”, disse Cong Nhan. “Antes da prisão eu era como uma flecha curta e fina, agora virei uma fortaleza inexpugnável na fé.”

Luís Palau pode falar

Enquanto que cristãos em grande parte do Vietnã ainda estão sujeitos a abuso de autoridades locais, as autoridades nacionais continuaram a permitir eventos cristãos de grande impacto. Em 17 de março de 2010 o renomado evangelista americano Luis Palau teve permissão para discursar para mais de 400 pastores vietnamitas em um evento que tomou o dia inteiro no Hotel Novo Mundo na cidade de Ho Chi Minh.

O reverendo Palau, que havia vindo à Hanói com sua equipe em 13 de março de 2010, já havia discursado para mais de 200 pastores da região em um evento noturno no Hanói Hilton um dia depois. Os dois eventos foram transmitidos ao vivo pelo site http://www.hoithanh.com, um site popular de notícias sobre cristãos no Vietnã. Centenas de vietnamitas puderam assistir às apresentações.

Esses eventos foram vistos como marcantes, e mesmo históricos, pelos líderes cristãos vietnamitas. Só muito raramente um líder cristão estrangeiro tem permissão para discursar aos pastores vietnamitas, principalmente se esse líder estrangeiro vier dos EUA.

Os eventos são importantes, pois também deixaram lado a lado líderes de virtualmente todos os segmentos divididos e conflitantes do protestantismo vietnamita, disseram líderes cristãos. As reuniões incluíam líderes de igrejas funcionando oficialmente, igrejas domésticas, igrejas não registradas e registradas, grupos urbanos e até minorias étnicas das regiões montanhosas e remotas do Vietnã.

Dois representantes de um igreja menonita liderada pelo pastor ativista Nguyen Hong Quang, no entanto, foram impedidos de participar pela polícia.

Os reverendos Palau e Mike McIntosh, pastor da igreja de São Diego da Sociedade Cristã do Horizonte (EUA), lançou um desafio pela união entre os líderes da igreja vietnamita. Os pastores reunidos foram desafiados a colocar conflitos e suspeitas anteriores de lado e se unirem pela causa do Reino de Deus no Vietnã, com o reverendo Palau ainda argumentando que a união de todos os cristãos vietnamitas era um requisito para que a bênção de Deus aconteça em suas igrejas e nação.

Alguns líderes vietnamitas responderam com arrependimento por suas divisões e juraram começar a trabalhar por reconciliação.

Organizadores e participantes disseram que esperavam que eventos breves como esse resultem em maiores ganhos. Embora a Associação Luis Palau houvesse planejado um evento de dois dias para dois mil pastores, a maioria decidiu que esse era um primeiro passo sem precedentes para um objetivo maior. Com o convite de todos os segmentos da comunidade cristã protestante em mãos, a Associação Luis Palau está se preparando para ajudar a organizar festivais evangelísticos no Vietnã em 2011, o centenário do protestantismo no Vietnã.

“Ainda há um longo caminho à frente, mas estamos vendo os milagres aumentarem”, disse um líder vietnamita importante. “Isso pode acontecer!”
Outro líder ainda se perguntou se a visita do reverendo Palau ao Vietnã pudesse ser comparada com a de Billy Graham a Moscou durante a era comunista soviética.
Também dando testemunho durante o evento de 17 de março de 2010 estavam Rick Colsen, um alto executivo da inteligência, e John Dalton, Ministro da Marinha sob o presidente dos EUA, Bill Clinton.

Anúncios

Uma resposta

  1. […] Artigos relacionados: KARL MARX e seu livro “Oulanem”: O satanismo no comunismo Padre Thadeus Nguyen Van Ly é solto no Vietnã Nova Celebração Histórica no Vietnã Culto Sem Precedentes no Vietnam Ativista Pró-Democracia no Vietnã Solta da Prisão […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: