Jos: Ataques contra Cristãos Continuam


LAGOS, Nigéria, 27 de abril de 2010 (CDN) – A matança de cristãos em Jos, no estado do Plateau na Nigéria continuou por todo o fim de semana quando dois jornalistas e cinco outras pessoas caíram vítimas de gangues muçulmanas.

Nathan S. Debak, um diretor assistente de um jornal da Igreja de Cristo na Nigéria (COCIN) chamado de o Portador da Luz, e Sunday Gyang Bwede, um repórter da publicação, foram esfaqueados até a morte no sábado, 24 de abril, em Gado-Bako na Área Oficial Local junto com um motociclista não-identificado.

“Os trabalhadores da igreja foram assassinados a sangue frio por alguns jovens muçulmanos de etnia Hausa,” o reverendo Pandang Yamsat, presidente da COCIN, disse à CDN hoje. “Isso está claro, pois eles estão usando os celulares dos jornalistas mortos e alegando com orgulho que eles são os responsáveis pelos assassinatos.”

A União Nigeriana de Jornalistas condenou o ataque, expressando profunda preocupação sobre o que diz ser “uma série de ataques a membros no curso de atividades legítimas ao longo de tempos recentes.”

Os jovens muçulmanos, sem nenhuma vergonha na cara, responderam a ligações feitas para os celulares dos jornalistas mortos, conforme alegou o reverendo: quando um amigo de Dabak chamou seu número de celular, uma voz desconhecida respondeu, “Nós matamos todos eles – e você pode fazer o seu pior!”

Quatro outros cristãos foram mortos no sábado, 24 de abril, no distrito de Dutse Uku, em Jos, na área de Nasarawa Gwom em uma retaliação seguida à descoberta do cadáver de um muçulmano adolescente que havia sido dado como desaparecido.

Os nomes dos cristãos mortos não tinham sido revelados até o momento em que esta notícia foi escrita. Os quatro cristãos morreram, três deles esfaqueados até a morte, quando centenas de jovens muçulmanos radicalizados pelos discursos extremistas propagados nas mesquisa, começaram a andar pela região destruindo propriedades e matando.

Antes, a polícia havia exumado oito cadáveres de covas rasas em uma aldeia predominantemente cristã perto de Jos. A descoberta dos cadáveres aumentou para 15 o número de corpos encontrados em três dias em uma região repleta de agressões muçulmanas que deixaram centenas de cristãos mortos nos últimos meses.

Artigos relacionados
Jos: Ataques contra Cristãos Continuam
Arquidiocese Anglicana de Jos publica fotos do massacre de março de 2010
Assaltantes muçulmanos matam 500 cristãos na Nigéria
Nigéria: a linha de frente da fé cristã na África
A Quinta Ferramenta

Share

Anúncios

4 Respostas

  1. […] relacionados Jos: Ataques contra Cristãos Continuam Segunda onda de ataques na Nigéria resulta no assassinato de 13 cristãos Assaltantes […]

  2. […] relacionados Jos: Ataques contra Cristãos Continuam Arquidiocese Anglicana de Jos publica fotos do massacre de março de 2010 Assaltantes muçulmanos […]

  3. […] relacionados Jos: Ataques contra Cristãos Continuam Arquidiocese Anglicana de Jos publica fotos do massacre de março de 2010 Assaltantes muçulmanos […]

  4. […] relacionados Jos: Ataques contra Cristãos Continuam Arquidiocese Anglicana de Jos publica fotos do massacre de março de 2010 Assaltantes muçulmanos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: