Tribunais Muçulmanos da Lei Sharia são declarados Ilegais


Desde os tempos da colonização inglesa, os muçulmanos quenianos tiveram seu sistema próprio tribunal que aplicava a lei muçulmana Sharia. Ontem os tribunais do Quênia decidiram que esses tribunais islâmicos são ilegais e discriminatórios, segundo decidiu um grupo de juízes.

Os três juízes decidiram que os tribunais muçulmanos, chamados de “Kadhi”, favoreciam a fé muçulmana contra as outras religiões e que isso era inconstitucional, pois o Quênia é um país secular.

A questão dos tribunais muçulmanos que aplicam a lei Sharia vem sendo um ponto controverso naquele país, nas discussões sobre a nova Constituição que está em elaboração e deve passar por um referendo popular em agosto de 2010.

Os tribunais muçulmanos Sharia Kadhi – criadso pelo governo colonial britânico – lidam principalmente com questões de casamento e herança para a minoria muçulmana do Quênia (30% da população). O mesmo acontece na própria Inglaterra que já possui algumas dezenas de tribunais muçulmanos que aplicam as leis Sharia, e isso vem causando preocupação a muitos na Inglaterra devido a que muitas das leis muçulmanas Sharia são inconstitucionais.

Diferente do Quênia que avançou mais nesse ponto, a Inglaterra e seu sistema judiciário ainda não estão alertas para o perigo desse sistema de duas leis e duas justiças para um mesmo país. No Quênia, a Igreja cristã levou o caso perante a Justiça há seis anos e agora colhe o resultado de modo democrático, constitucional e livre.

Fontes e artigos relacionados:
Quênia Julga que Tribunais Sharia são Ilegais – BBC de Londres
Lei Sharia: Inglaterra já tem 85 tribunais muçulmanos

Anúncios

2 Respostas

  1. Queridos irmaos
    Somente corrigindo alguns pontos:
    1. Os tribunais da KADHI nao foram criados e SIM permitidos a serem ORGANIZADOS com base em um acordo com o Sultao de Zanzibar no ano 1887. O acordo tambem previa que as cortes KHADI SOMENTE podiam existir na faixa de 16 km da costa do mar indico. Todas as outras cortes que foram organizadas em todo o pais sao ILEGAIS.

    2. O Quenia nao tem 30% de muculmanos. No maximo (exagerando) chega a 10% da populacao. Os muculmanos AMAM exagerar nos numeros para poderem ter mais poder de demandarem seus direitos.

    3. O Quenia com somente 10% de muculmanos e tendo vizinhos AMAVEIS como a Somalia e Sudao ja sofreu 3 atentados a bomba que mataram mais de 500 pessoas.

    4. Varias Igrejas ja foram queimadas nas areas dominadas por muculmanos, enquanto nao se tem noticia de nenhuma mesquita que foi atacada por motivo religioso. Uma mesquita foi queimada por que os muculmanos agrediram os comerciantes ambulantes.

    5. A regiao dominada pelos muculmanos se chama Fronteira Norte que faz divisa com a Somalia. Ainda que eles nao governam com a SHARIA eles nao permitem que radios evangelicas se instalem no local e nem que o evagelho seje pregado aos muculmanos.

    6. AGORA IMAGINE O QUE ACONTECERA quando eles tiverem autonomia para governar com a Sharia. O QUENIA SE TORNARA uma NOVA NIGERIA onde a luta religiosa ja matou milhares de pessoas.

    Brasil – Abra o olho
    LIMITEM o Islam antes que seja tarde demais.

    • Obrigado irmão Rafik, que está aportando importantes esclarecimentos. A grande mídia peca pela desinformação, mesmo as grandes e respeitadas agências como a BBC de Londres. Além disso, se recusam a ver o que a cada dia está ficando mais óbvio para todos: após a Guerra Fria entre capitalismo e comunismo que terminou entre 1989 e 1991 outra confrontação está sendo fomentada em resposta ao grande crescimento da fé cristã em vários continentes. As notícias publicadas falam por si só. Esperamos que dentro em breve a grande mídia também comece a informar e analisar esses fatos de modo imparcial, o que até agora não tem feito. Convidamos o irmão Rafik a continuar sua missão de fé e também será sempre bem-vindo em nosso site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: